Inseminação
A inseminação intrauterina é um tratamento de baixa complexidade, indicado para casais que estão tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso e que não apresentam problemas graves de fertilidade.
A técnica é uma opção segura que apresenta boas possibilidades também para casais homoafetivos femininos e mulheres que desejam a maternidade independente.
Saiba mais!
A inseminação é indicada para os seguintes casos:
- Infertilidade sem causa aparente (ISCA);
- Mulheres com disfunções ovulatórias;
- Endometriose leve ou moderada, com pelo menos uma trompa uterina sem obstrução;
- Fator masculino leve, com mobilidade e contagem seminal prejudicada, mas que adquire qualidade seminal adequada após o processamento seminal;
- Produção independente e casais homoafetivos femininos.
Tipos
A inseminação intrauterina pode ser:
- Inseminação homóloga: quando é utilizado o sêmen do parceiro;
- Inseminação heteróloga: quando é utilizado o sêmen de um doador.
A IIU é realizada em quatro etapas:
- Estimulação ovariana: No segundo ou terceiro dia do ciclo menstrual, inicia-se a estimulação ovariana com uso de medicação hormonal. Essa medicação é administrada por via oral ou subcutânea e tem como objetivo estimular os ovários a produzirem de 1 a 3 folículos.
- Indução da ovulação: Quando o folículo atinge 18 mm de diâmetro, administramos outro hormônio, o hCG, que provoca a ruptura dos folículos cerca de 36 horas depois de sua administração. O óvulo sai do ovário em direção à tuba uterina, onde poderá ser fecundado pelo espermatozoide.
- Coleta e capacitação do sêmen: O sêmen do parceiro ou de um doador é coletado e preparado em laboratório para melhorar a sua qualidade.
- Inseminação: A amostra de sêmen é injetada por um cateter diretamente na cavidade uterina para facilitar o encontro dos espermatozoides com o óvulo. O procedimento é indolor e rápido, não havendo necessidade de sedação.
A taxa de sucesso da inseminação artificial depende de diversos fatores, como a idade da mulher, a qualidade do sêmen e a presença de outros fatores de infertilidade.
Em geral, as taxas de sucesso da inseminação artificial são de:
- Até os 35 anos: 20% a 25% por ciclo;
- Entre 35 a 39 anos: 15% a 20% por ciclo;
- Acima dos 40 anos: 5% por ciclo.
Caso o procedimento não seja bem-sucedido, é importante avaliar se é válido fazer uma nova tentativa ou se é hora de seguir para a FIV.
LOCALIZAÇÃO
A Clinica Embrionare está localizada no Itaim Bibi, em uma região de fácil acesso, próxima às Avenidas 9 de Julho e Brigadeiro Faria Lima.
Rua Pedroso Alvarenga, 691, Cj. 307
Itaim Bibi - CEP 04531-011
São Paulo / SP