Coito
Programado

O coito programado, também conhecido como namoro programado ou relação sexual programada, é um tratamento de reprodução de baixa complexidade. Indica-se esta técnica apenas para casos leves de infertilidade ou em casos em que a paciente apresenta algum problema na ovulação, comum nos casos de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

No coito programado, acompanhamos o ciclo menstrual e, se necessário, utilizamos doses baixas de medicações hormonais para induzir ou sincronizar a ovulação, quando necessário. Durante o tratamento, realizamos ultrassonografias transvaginais seriadas para monitorar o crescimento dos folículos e orientar o casal sobre o melhor momento para ter relações sexuais..


Saiba mais!

Indicamos o coito programado, de forma geral, principalmente para casais jovens sem causa aparente de infertilidade que estão tentando engravidar sem sucesso, e para mulheres com anovulação ou distúrbios na ovulação. Isso significa que o homem deve ter uma análise seminal normal e a mulher deve apresentar pelo menos uma trompa uterina normal, entre outros pré-requisitos.

O tratamento é indicado especialmente para mulheres jovens com SOP e para mulheres que tenham até 35 anos de idade sem outros fatores de infertilidade.

Iniciamos o tratamento no segundo ou terceiro dia do ciclo menstrual, com um ultrassom transvaginal para verificar a presença de cistos remanescentes nos ovários ou outros problemas que possam prejudicar o sucesso do tratamento.

Após o ultrassom, o médico prescreve, se necessário, medicamentos hormonais para induzir ou sincronizar a ovulação, geralmente administrados via injeção ou comprimidos.

Acompanhamos o crescimento dos folículos com ultrassonografias transvaginais seriadas, geralmente a cada dois ou três dias. O ideal é que sejam estimulados entre 1 e 3 folículos para evitar a probabilidade de uma gestação múltipla.

O momento ideal para a relação sexual entre 36 e 40 horas após a aplicação do hormônio hCG, que estimula a ovulação e favorece o encontro dos gametas feminino e masculino nas tubas uterina.

Após 14 dias, a paciente pode fazer um teste para confirmar a gravidez. Em caso negativo, podemos realizar um novo coito programado no próximo ciclo menstrual.

Com o coito programado, as chances de gravidez chegam a até 20% por ciclo, dependendo da idade da mulher e da causa da infertilidade. Esse tratamento tem uma taxa de sucesso menor em comparação com outros tratamentos de reprodução assistida de alta complexidade, como a Fertilização in Vitro (FIV).

Outras opções de tratamento

Se a gravidez não ocorrer após três tentativas de coito programado, recomendamos a mudança para outra técnica de Reprodução Assistida, como a FIV. A FIV oferece uma taxa de sucesso mais alta, variando de 40% a 50%..

O valor do tratamento pode variar de acordo com diversos fatores, incluindo o número de consultas, ultrassons e medicações necessárias. Em média, o custo do coito programado é de aproximadamente R$ 2 mil.

LOCALIZAÇÃO

A Clinica Embrionare está localizada no Itaim Bibi, em uma região de fácil acesso, próxima às Avenidas 9 de Julho e Brigadeiro Faria Lima.

Rua Pedroso Alvarenga, 691, Cj. 307
Itaim Bibi - CEP 04531-011
São Paulo / SP

11 3078-0875 | 11 97408-0824

contato@embrionare.com.br

 Atendimento de Segunda à Sexta das 08h às 18h