A dosagem do beta hCG é o teste inicial solicitado pelos médicos quando há suspeita de uma gravidez. E quando o valor é muito baixo?
O Beta hCG é a sigla usada para o hormônio gonadotrofina coriônica humana, que é produzido durante a gravidez e pode ser detectável no sangue entre o 8º e o 11º dia após a concepção. Produzido pelo trofoblasto, é o único hormônio exclusivo da gravidez. Então, sua presença na urina ou no sangue pode confirmar a gravidez com alta precisão.
Teste de gravidez de farmácia X exames laboratoriais
Os testes qualitativos indicam apenas a presença ou ausência do hormônio hCG. Exemplos incluem os testes de gravidez de farmácia, que mostram um resultado positivo ou negativo. Os testes quantitativos, por outro lado, não apenas confirmam a presença de hCG, mas também medem sua concentração no sangue. Isso permite uma compreensão mais detalhada da progressão da gravidez.
Como interpretar o exame de Beta hCG?
Os níveis de hCG aumentam rapidamente nas primeiras semanas de gestação e praticamente dobram a cada dois dias – razão pela qual em algumas situações recomendamos repetir o exame após 48 horas! No entanto, por volta da décima semana, os níveis se estabilizam, começando a diminuir gradualmente a partir daí. Aqui estão os valores de referência, de acordo com a semana de gestação:
- mulheres não grávidas ou com menos de 3 semanas: < 5 mIU/ml
- 3 semanas: 5 – 50 mIU/ml
- 4 semanas: 5 – 426 mIU/ml
- 5 semanas: 18 – 7.340 mIU/ml
- 6 semanas: 1.080 – 56.500 mIU/ml
- 7 a 8 semanas: 7.650 – 229.000 mIU/ml
- 9 a 12 semanas: 25.700 – 288.000 mIU/ml
- 13 a 16 semanas: 13.300 – 254.000 mIU/ml
- 17 a 24 semanas: 4.060 – 165.400 mIU/ml
- 25 a 40 semanas: 3.640 – 117.000 mIU/ml
Meu beta hCG está baixo, e agora?
Um primeiro teste com nível de hCG inferior a 50 mlU/ml pode ser preocupante para muitas mulheres, que ficam inseguras sobre a evolução da gestação. Logo no início da gravidez, é normal que os níveis sejam baixos, mas em uma gravidez saudável, eles aumentam progressivamente.
Então, seu médico provavelmente solicitará um novo exame em poucos dias para avaliar a evolução do hormônio – e mesmo níveis baixos podem dobrar e evoluir para uma gestação saudável. Portanto, acompanhar a evolução dos níveis de hCG ao longo do tempo é mais importante do que um valor isolado do exame.
No entanto, se os níveis de hCG não aumentarem como esperado ou começarem a diminuir, pode ser um indicativo de gravidez ectópica ou risco de aborto espontâneo.
O mais importante é seguir sempre as orientações do seu médico. Na Embrionare, estamos comprometidos em fornecer informações precisas e suporte contínuo durante sua jornada. Entre em contato conosco para saber mais ou para agendar uma consulta!
Veja mais: Mitos e verdades sobre teste de gravidez.