Você já ouviu falar sobre os disruptores endócrinos? Essas substâncias químicas estão mais presentes em nossas vidas do que imaginamos e podem ter um impacto negativo na nossa saúde e também na fertilidade. Conheça quatro deles e saiba como evitá-los.
Mas afinal, o que são os disruptores endócrinos?
Diariamente somos expostos a substâncias nocivas. Também conhecidos como desreguladores endócrinos, os disruptores endócrinos são compostos químicos que podem interferir no funcionamento dos hormônios. Atualmente, há mais de 200 substâncias cujos efeitos prejudiciais sobre o nosso organismo já foram comprovados por estudos científicos.
Desreguladores endócrinos X fertilidade
Nas mulheres, estudos mostram que os disruptores endócrinos podem causar puberdade precoce, menopausa precoce, infertilidade, endometriose, síndrome do ovário policístico e até alguns tipos de cânceres ginecológicos.
Já nos homens, as substâncias estão relacionadas a alterações nos espermatozoides e câncer de testículo.
Infelizmente, não é possível reduzir a exposição a zero. Esses produtos químicos estão em toda parte – em casa, no trabalho e até no alimento e na água que ingerimos. No entanto, é possível tomar algumas medidas para reduzir a exposição, especialmente se você estiver planejando uma gravidez.
Os principais disruptores endócrinos e como evitá-los
BPA (bisfenol A)
O BPA é comumente encontrado em plásticos, como garrafas de água e recipiente para armazenamento de alimentos.
Como evitar:
- Prefira recipientes de vidros ou BPA free. – inclusive os utensílios para o bebê.
- Jamais esquente no microondas alimentos acondicionados no plástico. O BPA é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.
- Evite também levar ao freezer alimentos acondicionados em recipientes de plástico. A liberação do composto também é maior quando há um resfriamento do plástico.
Parabenos
Parabenos são conservantes químicos utilizados em muitos produtos cosméticos e de cuidados pessoais.
Como evitar:
- Prefira produtos sem o componente. Fique de olho nas embalagens. No rótulo, procure pelas palavras “parabeno”, “paraben” ou ainda “propilparabeno”, “metilparabeno” e “etilparabeno”,
Sulfatos
Os sulfatos são encontrados em produtos de limpeza, xampus e sabonetes. É o agente responsável pela espuma dos produtos durante o uso
Como evitar: escolher produtos de higiene pessoal livres de sulfatos. Ao utilizar produtos de limpeza, use luvas para evitar o contato com a pele.
Pesticidas
Os pesticidas agrotóxicos são usados na agricultura para eliminar pragas, mas também podem ser prejudiciais à nossa saúde. O Brasil é um dos principais consumidores de pesticidas do mundo, portanto é importante tomar cuidado com a alimentação
Como evitar:
- Se possível, opte por alimentos orgânicos.
- Lave bem as frutas e verduras. Isso diminui os resíduos de substâncias tóxicas que se concentram superficialmente.
- Deixe frutas, verduras e hortaliças de molho em água misturada com vinagre, ou bicarbonato de sódio ou água sanitária.
- Retire a casca. Geralmente, a parte superficial do alimento concentra mais os resíduos de agrotóxicos.
- Opte por frutas e vegetais da estação. Se manga é mais comum entre os meses de agosto, setembro e outubro, significa um uso de agrotóxicos e fertilizantes elevado para sustentar a produção fora de sua época natural.
- Conheça quais alimentos contêm uma maior concentração de agrotóxicos. Exemplo: pimentão, goiaba, cenoura, tomate, alface, uva, laranja, beterraba.
Lembre-se de que pequenas mudanças no estilo de vida podem fazer uma grande diferença para a sua saúde e a saúde do seu futuro bebê.